SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


sexta-feira, 27 de março de 2015

VIRAR OS HOLOFOTES PARA DENTRO
VIVER A TEMPERANÇA

O atributo da TEMPERANÇA (Temperare) fala de temperar as emoções... nem tanto ao mar, nem tanto à terra...colocar na justa proporção...moderação. Pela moderação somos senhores dos nossos desejos ao invés de seus escravos.

A TEMPERANÇA, considerada pelos antigos gregos como uma das quatro virtudes cardeais, ao lado da coragem, da justiça e da prudência, polarizam as demais virtudes humanas.

A qualidade da TEMPERANÇA convida cada um a observar em si uma certa falta de equilíbrio das emoções, pessoa muito fria ou muito calorosa... problemas em deixar fluir a vida e resolver, de forma natural, os seus conflitos...falta de confiança no fluxo da vida; impaciência;

A TEMPERANÇA nos propõe harmonizarmos a nossa razão com nossas paixões, para que através da centralização de nossos potenciais internos, possamos novamente  começar a criar um futuro de fé e confiança, pois não existe terra ou área da vida suficientemente árida que o amor e uma vontade bem direcionada não possam fertilizar.

TEMPERANÇA é a própria imagem da arte da Transmutação Alquímica, visando uma vida mais plena, abundante e feliz.

A TEMPERANÇA fala de um momento para nos abstrairmos um pouco da nossa vida cotidiana e seus mais variados tipos de problema, para que possamos realizar uma profunda e oportuna auto- análise, visando acessar nossos potenciais criativos... não para recuarmos diante do que já fizemos e que podem estar dando algum tipo de problema... mas sim, para avançarmos sobre os obstáculos...assim como a água, que caindo gota a gota, fura a mais dura pedra.
Este avanço diante das adversidades, no exercício da TEMPERANÇA, não se dá de maneira enfática e agressiva... mas pede uma boa conduta, a diplomacia e principalmente a serenidade, para que seja possível se sair vitoriosos de tão extenuante fase.
Muitas vezes as pessoas crêem que para se romper um obstáculo, é necessário atacar o problema diretamente de frente, e se possível de uma maneira um tanto quanto radical. Não vamos negar que esta metodologia funcione perante alguns tipos de situação, no entanto, ela deve ser deixada de lado quando se trata do exercício da TEMPERANÇA. Neste caso, devemos ter em mente que o fato de agirmos diante dos problemas com uma certa dose de tolerância, e principalmente bom humor, de maneira alguma representa uma postura de fraqueza e receio de nossa parte, mas sim um ato de extrema inteligência, que fará com que não nos envolvamos em criticas situações de difícil saída, por causa de nossos intempestivos e descontrolados impulsos.

O exercício da TEMPERANÇA fala da necessidade de reconhecermos que a vida é uma grande via de possibilidades, que está sempre aberta aqueles que sabem levá-la com leveza e naturalidade. De nada adianta se pré-ocupar.  Pré-ocupar-se antes da hora, faz com que deixemos de saborear nosso momento presente, muitas vezes acreditando que o sabor do futuro será melhor...

A TEMPERANÇA convoca uma atenção em todas as áreas, material, emocional, mental e espiritual, com uma nota de paciência, que alquimiza as situações... 

O exercício da TEMPERANÇA nas questões materiais fala de competência para administrar bem aquilo que se possui, seja muito ou seja pouco.

Dentro do contexto espiritual, o atributo da TEMPERANÇA  nos mostra realmente a necessidade de transformarmos o chumbo do nosso ego no ouro da nossa essência...reconhecermos nossos ilimitados potenciais internos.

O exercício da TEMPERANÇA é um caminho de conscientização, através do aprendizado da unificação dos opostos, para uma transformação...uma nova síntese criativa...em harmonia com as forças da vida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário