SINTONIA . CONHECIMENTO DIRETO . CELEBRAÇÃO fortalecimento interno . consciência . integração . agniescola@gmail.com


domingo, 4 de maio de 2014

vencer suas humanidades 2
FIRMEZA E DETERMINAÇÃO .
na grande luta do ser humano contra suas próprias humanidades
Lutar contra suas próprias humanidades não quer dizer lutar contra o sistema humano. Mas sim lutar contra a expressão da própria mente que é ligada ao sistema humano.
Portanto lutar contra suas próprias humanidades, é lutar contra si próprio. Não para mudar o mundo, não para mudar o que se passa na própria mente, mas para mudar a forma de se relacionar com aquilo que a mente cria.

Ou seja, se não é possível deixar de ter convicções, verdades, idéias, pelo menos é possível não querer impor a própria verdade aos outros.
Para isso é preciso lutar contra si próprio, não contra o mundo em sua totalidade. Lutar contra a forma como a própria mente trabalha tanto na questão do querer ganhar, quanto na questão das próprias verdades. São tópicos que constantemente estão presentes como âncoras, fazendo o papel de fixar cada vez mais o ser em suas humanidades, dificultando o levantar vôo rumo à consciência mais elevada.

Compreender que os valores humanos divergem dos valores espirituais. A ‘santidade’ de alguma coisa neste mundo é decretada a partir do ganhar já. É esta mudança de ponto de vista que o ser que pretende se libertar de suas humanidades é convidado a se libertar. Agir sobre si mesmo, firmando seu viver num código de valores espirituais e não humano, não pretendendo mudar os outros, é a forma mais eficiente de lutar contra o sistema humano.

FIRMEZA E DETERMINAÇÃO PARA VENCER A INÉRCIA

Aquele que pretende realizar o trabalho sobre si no sentido de se libertar de suas humanidades, precisa optar por fazer este trabalho, e estar disposto a dedicar sua atenção de forma mais consciente sobre si mesmo, no sentido de identificar com clareza a que código de valores ele vem servindo nas diversas decisões que é levado a tomar no seu dia a dia.

Portanto, há que se vencer uma inércia que conduz a manada passivamente para uma forma única de sentir e pensar. E se questionar: o que está por detrás disto? Qual o valor essencial contido neste acontecimento que estou vivenciando?

Para iniciar este trabalho é necessário, firmeza e determinação, coragem e confiança. Este é o começo para vencer a preguiça, o descaso consigo mesmo na identificação de sua originalidade.

Estes atributos precisam ser trabalhados para que possam ser encontrados dentro de si e possam crescer ativamente, e assim possam se manifestar no mundo exterior. Para isto _ bem como para tudo o que se deseja fazer crescer _ é preciso dedicar atenção. Tornar-se mais constante e aplicado no estudo de seus mecanismos de ação em si.

Porque senão o ser se dispersa pelos apelos ilusórios do mundo externo e fragmenta a força que poderia auxiliá-lo neste processo. Portanto, é preciso concentrar. Recolher estas partes fragmentadas do próprio ser, que ficam espalhadas em diversas situações insignificantes do dia a dia e integrá-las em si. Para haver força suficiente para o trabalho se iniciar...e prosseguir.

Firmeza e determinação. Diante de tudo o que surge na vida do ser para ser vivido. Firmeza e determinação. Coragem e a confiança .

Sem adjetivar, sem qualificar, sem querer encontrar ‘culpados’, ater-se aos fatos presente no agora, com firmeza nas decisões. Firmeza e Clareza no posicionamento diante de todas as batalhas que cotidianamente o ser é obrigado a se confrontar.

Mas importante! Firmeza é Amor. Assim como todos os instrumentos para se lutar contra as próprias humanidades, tudo é Amor. E o ser não deverá perder em nenhum momento, sob pretexto da firmeza, a serenidade em seu coração.

Jamais deve quebrar o caniço rachado, alegando para isto firmeza. Mas restituir, com firmeza e determinação, a vida ao caniço. Ou seja, para aquele que se propõe a expandir em si a Firmeza e a Determinação_ no sentido de que estes atributos contribuam para que aprenda a viver pelos valores da essência e não da forma_ sua intenção, expressa em suas palavras e seus gestos, deverá ser sempre de construção. 

Firmeza Amorosa. Que é a boa disposição para a ação, a boa vontade para harmonização de si consigo mesmo e com suas circunstâncias.

Evidenciar que tem colunas e vértebras e que elas são o seu próprio Amor. E que por isto, não se deixa iludir pelas criações humanas.

Para confirmar é preciso experimentar na própria vida.

E o tempo para começar este trabalho, para aquele que assim o deseja, é já!

LEIA MAIS....
vencer suas humanidades 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário